15 setembro 2007

Com ânsia de voar.


Por muito tempo, aliás nem tanto assim, ela foi acometida pelo prazer da leitura. Em terras interioranas e no século passado, a educação Infantil ainda não era obrigatória e nem fazia parte da educação básica. Mas , foi submetida a uma avaliação oral no alto dos seus cinco anos , para deduzirem se realmente poderia ingressar na primeira série. Desejo que era dela e de quase toda a torcida. E não é que chegou o dia e a inspetora com sua caranca habitual, ouviu tudo, demonstrando levemente uma expressão de espanto , a guriazinha declamando um texto do livro de ciências. Sim, porque ela ja sabia de letras, entonações, pontos e vírgulas e quase tudo o mais. E foi aprovada com mérito. Atropelou um pouco a infância, ou melhor, substituiu a boneca por contos de fada e produçoes de estórias , fomentava um pouco do orgulho de toda uma geração, primeira neta, primeira filha, aquelas coisas... Observando nesta ótica a infância foi apenas elaborada de outro jeito.
E saber que a história se repete ...
O prazer pela leitura continua até hoje, porém muito mais intenso, e escrever sempre foi uma predileção. Ja poderia ter aprendido, pelo tanto que exercita. Não com o intuito de reconhecer um estilo, fazer um tipo, impressionar ou agradar , mas como uma forma de comunicação com ela mesma e com o mundo. Diria mais, como uma forma de reflexão das coisas do dia e da vida. Ter um espaço assim é uma possibilidade de dizer o que sente e acredita e até mesmo de poder repensar os vôos mais ousados ou os mal sucedidos.
Minha querida Carol, ser indicada por ti para "os melhores momentos virtuais" é uma deferência que me deixa bem pra lá de lisonjeada. Também por saber que tu gostas de ler as minhas simples impressões, mas muito, muito mais, mesmo, por ter partido de ti. Pessoa que eu aprendi admirar.
Muito obrigada!

2 comentários:

Hay disse...

Cátia
Agradeço o lindo comentário.

Não importa inpressionar, fazer tipo ou apenas agradar... e sim deve ser algo que venha lá do fundo de nós mesmos, e não pode ser mais contido, precisa sair... Enfim nascer. Só.
Que rumos toma depois disso, não importa, agrade ou não tamém já não importa mais.

Adorei seu Blog - a palavra que me ocorre é gostoso.

Bjs
Hay

Carol Timm disse...

Querida Cátia,

Concordo com as sábias palavras do amigo Hay... "deve ser algo que venha lá do fundo de nós mesmos, e não pode ser mais contido, precisa sair... Enfim nascer"

Por isso, sempre que venho aqui gosto do que escreve, porque me passa emoção, reflexão, verdade...

E assim foram todos os blogs que indiquei. Na minha opinião, são verdadeiramente meus "Melhores Momentos Virtuais".

Agora, melhor ainda é poder aproximar os meus amigos, uns dos outros, porque...

"A vida é a arte do encontro". Vinicius de Moraes

Além disso, já posso PROVAR ao Hay que ele tem mais de uma leitora... (no mínimo duas!!)

Beijos e ótimo final de semana para nós!
Carol

PS: Traga o Selinho do Prêmio para cá, é seu de coração!

Total de visualizações de página

Só o pó!