30 agosto 2023

Mensageira

 As vezes  eu tenho a impressão que DEUS me utiliza como mensageira  eu me sinto tão fortalecida quando posso fazer o bem  e com palavras e ações  tornar a vida das  pessoas  um pouco mais leve.

29 agosto 2023

Ebulição

 Os hormônios as vezes se atravessam e deve ser isso que justifica a gente precisar de autoafirmação. 

De saber o que exatamente algumas pessoas pensam sobre a gente...

Não importando o passado e muito menos o futuro,  só saber do presente. Só saber!

Sabe quando bate uma vontade louca de conversar,  de perguntar,  de saber.

Mesmo que a gente seja bem resolvida, é já tenha certeza de tudo que vai ouvir.  E concorde em gênero número e grau. 

Sabe quando a gente fica precisando   e o telegrama não diz muito. 

Então.

Hoje é um dia destes!

21 agosto 2023

Dom olintho

 Eu não sei bem fazer harmonizações,  mas hoje conheci um branco  seco incrível .

DOM OLINTHO, quando fui ver a precedência é da cidade vizinha da minha e eu passei a vida toda sem conhecê-lo. 

Dia mais ou menos hoje,  sem ser questionada e sem dizer nada sobre nenhuma impressão. 


Enfim,  que sorte que inventaram o vinho. 

19 agosto 2023

Pedágio

Eu sempre parto do pressuposto de que não se deve emitir opinião sobre  algo sem conhecer de fato.

Movida  por um enorme senso de equipe, e sendo voto vencido nas preliminares, hoje eu ousei desafiar as minhas crenças e conhecer por dentro um pedágio. Eu já posso dizer que  não me aposentei sem conhecer esta prática tão presente nos tempos contemporâneos.

Sim, um pedágio, aquele  em que as pessoas vão pra beira da estrada, movidas por uma causa para pedir doações dos passantes. Até aí, tem lá a sua grandeza  e depois de cinco horas ininterruptas em pé, eu já posso  afirmar, é gente de fibra  quem se doa assim.

 Como em tudo nesta vida, dá pra aprender, esta foi uma manhã de aprendizado, aquela história de  que as pessoas  demonstram  o que são nas  atitudes, de que tem gente que tem prazer em ajudar, de outros  que aceleram e mantém as janelas fechadas e nem olham pro lado. Isso tudo diz muito mais sobre elas  do que  propriamente sobre a ação em si. 

Tem  também aqueles  que deixavam evidente a pressa e até  transparecem não sentir a mínima  vontade de  saber pra que é a doação, apenas movidos pela ligeireza já param com as moedas na mão.

Não sei se foi só hoje mas percebi que os mais humildes sabem dividir mais e  talvez demonstrem mais paciência em precisar atrasar um pouco o destino.

Alguns que passavam a pé  de bicicleta de tobata, pararam  e colaboraram.

Um motoqueiro, queria doar, mas foi necessário quase correr atrás dele, pois não quis parar. Mas  doou. 

Teve algumas tiradas hilárias, como por exemplo: 

- Vão pedir pro Prefeito!  De quem menos se esperava ouvir, eu precisei concordar nesta hora.

Até  entendi alguns  que estão saturados de doações, que perguntavam:  - É pra que agora? Ou simplesmente seu aparente mal humor ser decorrente de  não conseguirem  transitar sem custos nos sábados de manhã. Sim, porque se chovesse hoje  fomos avisados de  que não teria mais nenhuma data disponível neste ano  para realizar o feito!


A verdade é deque o  povo é colaborativo  e muito bem educado de maneira geral, pois além de toda   carga tributária, dos impostos  que são abusivos neste país, eles ainda dividem suas  moedas  e colaboram com as políticas públicas. Acredito que aí está o cerne do meu repúdio, o objetivo do dito pedágio, não pode  ser em hipótese alguma para fazer o que não compete ao ente.

É, eu sigo depois desta  vivência, fortalecendo duas certeza, a mais evidente: foi o primeiro  e o último para esta finalidade. Por segundo, não pode ser certo pedir mais dinheiro pro povo, sem dar nada em troca, nem a possibilidade de concorrer a um prêmio, ou meramente  saborear  um pastel  e reverter este dinheiro para fazer o que não é função do magistério.

A Educação tem um papel tão gigantesco e se apequena toda vez que  precisa sair do foco.  Eu ainda sonho com dias melhores, quiçá  aquela que hoje me disse  que  "virou professora" possa  não precisar buscar recursos para o que não lhe compete!





17 agosto 2023

14 agosto 2023

Escrever me oxigena

 Hoje eu finalizei as quatro minibiografias  para o Eternize-se!

Estou feliz.

É um dia histórico, só não brindarei com vinho porque minha rinite está desumana.

Partiu antialérgico!

12 agosto 2023

Minha Tia Léte

 Ela é  a dona das   memórias afetivas mais lindas que uma tia pode despertar em uma sobrinha.

A sua casa  foi destino desde muito pequena, nos domingos, nas férias e hoje ainda em todos os  janeiros.

O rio que circunda as suas terras tem  água mais limpinha e quente, só de olhar já  lava a alma da gente.

A forma que nos recebe tem tanto amor, ela corre pra varanda e vai logo agradecendo por gente ter chegado. Faz  com que a gente sinta que tinha que ir mais lá, tamanha alegria que sente.

A gastronomia daquela casa, não tem explicação de tão maravilhosa e tem aqueles agrados que ela faz questão de fazer com a comida preferida deste irmão, daquela  sobrinha daquele afilhado. O seu risoto é famoso na região.

Gosta de fazer crochê  e nos aniversários traz sempre um artesanato, como aquele tapete peludinho que fica aqui no  meu lugar preferido da casa.

Sabe de todas as ervas medicinais e ajuda na pastoral da saúde, seu jardim é um misto de chás , verduras e flores.


Adora uma cacheta, mas tem que ser  a dinheiro!

Faz visitas  a todos os  vizinhos em sua super bicicleta e pensa na escala antes do sono  da beleza  ao meio dia. Sempre leva, risos  e algumas bolachas.

É uma dançarina e tanto, ela  e o Calico não tem perdido muitas tardes dançantes.

Dizem que  somos parecidas e  não é só fisicamente, eu tenho um baita orgulho  disto.

Ela é alegre, contagiante  disposta e conta os melhores e mais engraçados  "causos"  do mundo. Na verdade ela transforma seus dilemas em comédias, tão logo consegue rir deles.

Talvez como  tu, hoje eu já consiga falar sobre o pavor que senti nos últimos dias.

Foram duas consultas, na primeira atestaram labirintite, medicaram e mandaram de volta pra Serra.

Na segunda consulta um dia depois, um Acidente Vascular Cerebral e nenhum movimento no lado direito e  nenhuma palavra, mudez total.

Talvez eu não devesse ter ido naquela primeira visita,  seus olhos não me reconheceram, você estava ali, mas não estava mais, eu me desesperei, confesso!

Voltei chorando, sem parar.


Cheguei a pedir a DEUS pra que se fosse pra ficar assim, ele te levasse. Talvez eu leve um chingão quando você souber disto.


Na segunda visita você já buscava os vultos e me acendeu uma esperança tão grande de que tu pudesse me reconhecer, e NADA!

Eu preferi, não podendo ajudar de perto, me manter informada nos dias que se seguiram, todos os dias através de mensagens. 

Eu já rezei tanto!

Eu sabia que tu e os teus precisavam de mim, mas eu não tive tanta força.

Tu tia, não combina com essa  condição, não combina  com doença, com dependência, com necessidade de ser tão cuidada, justo tu, porque tu? Que sempre  cuidou tanto.


Na última sexta depois de pensar muito na fragilidade da vida, no quanto um dia ganhamos o mundo no outro podemos não estar mais ali, e no meu amor por você, me enchi de coragem e  fui.

Assim que eu entrei no teu quarto,  e a cena é pros fortes,  eu percebi brilho nos teus olhos e a vibração ainda semi muda ao me ver. 

Ufa! 

Você está aqui  e vai voltar e sei que tem força  e teimosia suficiente pra viver e reaprender a falar.

Você queria lembrar meu nome sozinha, eu brinquei contigo: 

- É a tua preferida ( Sei que tem gente que vai ficar com ciúmes disto)

E quando o tio falou a primeira sílaba, você  completou meu nome e eu tive vontade de  me  ajoelhar e agradecer muito, muito, muito a DEUS.

Vai ser um processo longo, mas vai dar certo.

Eu estarei contigo e quero te contar   que tu tens uma filha e um marido de ouro. Tu soubeste cativar  e amar e cuidar pra  hoje ser cuidada.

Não frouxe!





08 agosto 2023

O pneu

 Quem vê a bonita no sofá de banho tomado e  roupão desfrutando do seu vale noite,não acredita como exatamente começou o dia. 

Foi bem antes do sol nascer e uma garota fina circundada o lugar,  no mesmo trajeto de todos os dias. 

Um estouro, e automaticamente a conferência no retrovisor,  nem um buraco,  daqueles que povoam a pista.  Bem verdade que conhece o lugar de cada um.  Nem um animal,  nem nada... e a alguns quilômetros dali , depois de estacionar descobriu que nestes tantos anos de direção,  nunca havia estourado um pneu  pilotando  sozinha. 


Pois bem!

Não foi a única descoberta,  também que na minha terra não tem mais borracheiro que atenda no local, a menos que pegue o carro e o leve nas costas até a borracharia.

Também tem gente que acorda solidário antes das 6h 30 da manhã.

Entre mortos e feridos salvaram-se todos.






02 agosto 2023

Apenas.

 Apenas  dizer  que eu estou com uma saudade imensa de estudar, de voar de aprender  e desbravar o mundo educacional  e ponto.

01 agosto 2023

Efemeridade da Vida

Quando se  para pra pensar  sobre a efemeridade da vida dá um aperto muito grande no coração.


Não é medo do término é paixão por VIVER.


Não  gosto de pensar  na interrupção prematura de tanta coisa.
Estes pensamentos afloram aqui depois  da trágica notícia de  alguém que se foi ainda menino e de outro alguém que eu amo muito  que esta aqui mas ja se foi, está indo. Eu sei, TODOS  estamos.

A minha crença me segura neste dias, eu sei que ninguém vai antes nem depois de  cumprir  a missão.

Mas, e quem fica? Seria deles essa peleia?


Total de visualizações de página

Só o pó!