12 agosto 2023

Minha Tia Léte

 Ela é  a dona das   memórias afetivas mais lindas que uma tia pode despertar em uma sobrinha.

A sua casa  foi destino desde muito pequena, nos domingos, nas férias e hoje ainda em todos os  janeiros.

O rio que circunda as suas terras tem  água mais limpinha e quente, só de olhar já  lava a alma da gente.

A forma que nos recebe tem tanto amor, ela corre pra varanda e vai logo agradecendo por gente ter chegado. Faz  com que a gente sinta que tinha que ir mais lá, tamanha alegria que sente.

A gastronomia daquela casa, não tem explicação de tão maravilhosa e tem aqueles agrados que ela faz questão de fazer com a comida preferida deste irmão, daquela  sobrinha daquele afilhado. O seu risoto é famoso na região.

Gosta de fazer crochê  e nos aniversários traz sempre um artesanato, como aquele tapete peludinho que fica aqui no  meu lugar preferido da casa.

Sabe de todas as ervas medicinais e ajuda na pastoral da saúde, seu jardim é um misto de chás , verduras e flores.


Adora uma cacheta, mas tem que ser  a dinheiro!

Faz visitas  a todos os  vizinhos em sua super bicicleta e pensa na escala antes do sono  da beleza  ao meio dia. Sempre leva, risos  e algumas bolachas.

É uma dançarina e tanto, ela  e o Calico não tem perdido muitas tardes dançantes.

Dizem que  somos parecidas e  não é só fisicamente, eu tenho um baita orgulho  disto.

Ela é alegre, contagiante  disposta e conta os melhores e mais engraçados  "causos"  do mundo. Na verdade ela transforma seus dilemas em comédias, tão logo consegue rir deles.

Talvez como  tu, hoje eu já consiga falar sobre o pavor que senti nos últimos dias.

Foram duas consultas, na primeira atestaram labirintite, medicaram e mandaram de volta pra Serra.

Na segunda consulta um dia depois, um Acidente Vascular Cerebral e nenhum movimento no lado direito e  nenhuma palavra, mudez total.

Talvez eu não devesse ter ido naquela primeira visita,  seus olhos não me reconheceram, você estava ali, mas não estava mais, eu me desesperei, confesso!

Voltei chorando, sem parar.


Cheguei a pedir a DEUS pra que se fosse pra ficar assim, ele te levasse. Talvez eu leve um chingão quando você souber disto.


Na segunda visita você já buscava os vultos e me acendeu uma esperança tão grande de que tu pudesse me reconhecer, e NADA!

Eu preferi, não podendo ajudar de perto, me manter informada nos dias que se seguiram, todos os dias através de mensagens. 

Eu já rezei tanto!

Eu sabia que tu e os teus precisavam de mim, mas eu não tive tanta força.

Tu tia, não combina com essa  condição, não combina  com doença, com dependência, com necessidade de ser tão cuidada, justo tu, porque tu? Que sempre  cuidou tanto.


Na última sexta depois de pensar muito na fragilidade da vida, no quanto um dia ganhamos o mundo no outro podemos não estar mais ali, e no meu amor por você, me enchi de coragem e  fui.

Assim que eu entrei no teu quarto,  e a cena é pros fortes,  eu percebi brilho nos teus olhos e a vibração ainda semi muda ao me ver. 

Ufa! 

Você está aqui  e vai voltar e sei que tem força  e teimosia suficiente pra viver e reaprender a falar.

Você queria lembrar meu nome sozinha, eu brinquei contigo: 

- É a tua preferida ( Sei que tem gente que vai ficar com ciúmes disto)

E quando o tio falou a primeira sílaba, você  completou meu nome e eu tive vontade de  me  ajoelhar e agradecer muito, muito, muito a DEUS.

Vai ser um processo longo, mas vai dar certo.

Eu estarei contigo e quero te contar   que tu tens uma filha e um marido de ouro. Tu soubeste cativar  e amar e cuidar pra  hoje ser cuidada.

Não frouxe!





Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Martha!

 "Tudo o que nos invadiu com intensidade,  tudo o que foi realmente verdadeiro  e vivenciado profundamente, não passa.  Fica. Acomoda-s...