26 junho 2008

É junho no Brasil:


Coisa que me impressiona?
Extenção e diversidade.

Um povo, sofrido, carente de condições dignas de vida, castigado pelo clima e por outros castigos mais, que não conheço bem, mas sempre ouvi dizer. Nos noticiários deste mês é só o que vejo por aquelas bandas, algumas poucas queimaduras e muita dança, tradição, crendices , uma alegria tão grande e contagiante de se ver.
Abre parêntese (Aqui, quase no outro extremo territorial, teoricamente não se sofre tanto, mas também não se demonstra ser tão feliz ...) fecha parêntese.

8 comentários:

Anônimo disse...

É... de fato falta-te conhecimento.

Luciana Andrade disse...

Querida,
Bela homenagem a alegria de um povo que não perde a alam de criança ainda que seja sofrido.
Bom fim de semana

Carol Timm disse...

Cátia,

É tão bonita a alegria quando expressa assim em canto e dança.

Confesso, anda me faltando, essa alegria mais festiva e contagiante de São João...

Que sabe um dia ela volte assim tão forte e iluminada...

Quem sabe...

Beijos,
Carol

Beth disse...

Adoro os festejos juninos e julinos...mas por aqui...não são tão brilhantes e encantadore como os da banda de lá.

Auréola Branca disse...

Exato, minha amiga!
Adorei seus parênteses!

Viajei pelos interiores da Bahia (cada São João costumo visitar um lugar), e não há nada mais contagiante do que a alegria desse povo que sofre com a falta de estrutura, seca, fome e descaso político. Eles abrem suas casas para que possamos entrar e comer sua comida. Visitei casas onde só tinha um bolo, feito de ovos e farinha de trigo, mas que carregavam consigo o brilho da receptividade.

...

Emocionei-me agora, mas irei continuar.

Adorei sua homenagem. Adorei ver sua sensibilidade. Esses povos humildes são o reflexo da felicidade de coração. Àquela que não precisa de luxo, de riqueza, para existir.

Havia uma senhora, castigada com a falta de comida presente na região pela má colheita, que olhava para nós com um olhar terno e cativante de um criança. Ela ofereceu-nos um licor de amendoim, que ela mesmo fez em seu quintal...

Sabe, isso enche minha alma.

Tatá disse...

Eu adoro esse mês. Acho linda as festas e a euforia que ela causa. União de muitos povos, de pessoas desconhecidas que se juntam e fazem a festa em meio a fogueiras e comidas típicas, muita música e alegria no ar.
Nesses momentos, a vida dura e sofrida é esquecida....tudo se iguala.
Adorei seu texto.

Beijos

Diogo Kennedy Dantas do Nascimento disse...

Na verdade esse nordeste tem uma cultura riquissima é uma terra maravilhosa, so vindo pra ver.Aqui na PB nossa Senhora , é muito bommm viu, o incrível q essse povo é alegre o ano inteiro a diferença é q no mes d junho tem pamonha e tem canjica e tem forró o mes todinho.Eu diria um povo q sofre , assim como em qualquer lugar desse gincatesco Brasil, o clíma esse sim é o nosso diferencial, mas tbm o frio aqui poderia ser bem pior, - -1 grau ,Deus o livre srsrsr. É um povo inteligente e festeiro.Eu díria pra vc q se chuvesse todos os anos aqui nesse terra essa gente seria bem mais feliz.Com bem diz a música : Imagine o Brasil ser dividido e o nordeste ficar independente.

ainda dar tempo , t convido a dançar um verdadeiro forró pé de serra .

um cheiro adorei o tema.

Rose disse...

Junho é realmente um mês de festa!É o meu mês também!
Já dancei muitas quadrilhas por aqui!
Beijo!
Rose.

Total de visualizações de página

Para hoje

  Talvez  eu tenha sido forte muito tempo, e acredito que ainda seja ou até mais, porém pelo fato de não chorar  pitangas, algumas  pessoas ...