24 março 2009

Respeito.


E se a matéria é respeito.
Muito eu tenho pensado sobre, nos últimos dias...
A quem realmente eu o dedico?
Não falo de hierarquia, respeito devido ou imposto, este pra mim não merece esta denominação.
O respeito que tem sido base de minhas reflexões é aquele que a gente sente. E tudo que a gente sente ja tem lá o seu valor.

Respeito tem um sabor de querer parecer ,de preservar, de imitar, de crescer junto, de valor, de aprendizado.
Tentando Organizar por aqui, percebo que não é possível colocar no mesmo pote um único sentimento, as pessoas que eu respeito são donas também da minha admiração e amizade. Bem como as que me provocam asco, recebem de brinde o desprezo...
Será mesmo que não é possível organizar os sentimentos em potes e decorar a estante?


O que merece o teu respeito?

5 comentários:

Carol Timm disse...

Cátia,

Sabe que tenho me perguntado muito isso: o que afinal é respeito?

Talvez seja uma coisa que seja mais fácil quando nos faltam com ele! Mas também é bem difícil perceber as fronteiras entre a intimidade e a falta de respeito.

Mas é claro quando percebemos que as pessoas fazem conosco (muitas vezes) o que não gostam ou não gostariam que façamos com elas.

Na verdade, isso também é sacanagem, rs...

É mais ou menos assim: a falta de respeito, quando "eu faço", é sem querer, brincadeira, quando é "o outro", é agressão, é por maldade...

Oh, seres humanos, na busca eterna do equilíbrio...Só que muitas vezes, com um pouquinho mais de "respeito" pelo outro, por sua individualidade, seu trabalho, sua sensibilidade, seria tão mais fácil viver em paz...

Ajudei?

Beijos,
Carol

Unknown disse...

Resposta a essa tua última pergunta - os sentimentos, idéias e peculiaridades das pessoas.
Bjos,
Paulinha

Rose disse...

Merece o meu respeito a própria vida,Cátia!
Beijos!
Rose.



P.s. Diversas vezes tentei comentar por aqui. Não consegui. Só hoje pude fazê-lo.
Por isto estava sumida!

Irmão Sol, Irmã Lua disse...

Cátia,
Tudo que representa a vida e se manifesta em nome e por Amor ao Criador, merece meu respeito; e a forma mais consciente e correta de respeitá-la é buscar vivenciar as palavras de Schweitzer em nosso dia-a-dia: “Respeito pela vida é assim o primeiro ato de manifestação consciente da vida em face de si mesma. O Bem é: conservar a vida, promover a vida e elevar ao máximo possível o teor de valorização das vidas que se revelam capazes de progredir.”
Beijo do amigo,
Benja.

Anônimo disse...

O que parece mais sensato merece meu respeito, e as coisas que não concordo minha tolerância.

Total de visualizações de página

Para hoje

  Talvez  eu tenha sido forte muito tempo, e acredito que ainda seja ou até mais, porém pelo fato de não chorar  pitangas, algumas  pessoas ...