20 maio 2011

campos de TRIGO

Ja teve tempos na vida em que  considerei todos amigos... Bastava um sorriso, dois dedos de  prosa, três favores  trocados.

As concepções  foram se aprimorando e eu pude  amadurecer no sentido de  compreender o que significa cumplicidade.
Em outros  tempos, duros por sinal,  a vida me ensinou que  alguns se aproximavam do que supostamente se  pode  oferecer, dos interesses pessoais, do gosto pelo poder, pude  filtrar muito depois  e perceber de fato quem era joio e quem era trigo.
E que  bom que os campos de trigo ainda tem a extensão suficiente  aqui.
Acho diferente e até pertinente de reflexão, que  alguns amigos são pra vida  toda e em qualquer dimensão dela, em detrimento de outros  que até meio compartimentalizados me são imprecindíveis em áreas  afins.
Alguns me conquistam  com bondade,  senso de justiça, reciprocidade, empatia, outros  comungam comigo das mesmas  crenças, ou eu  por admira-los acabo aprimorando as minhas e  comungando  das deles, nem sei.
Hoje, em tarde de sexta, de folga, de chuva,de sentimentos misturados e ouriçados, recebi o contato do que se tratando de amigo de trabalho é o mais especial, daqueles, que foram de tempos idos e que permaneceu. Não me visita, não me manda  flores, penso que nem sabe do dia  do meu aniversário, mas se  faz presente na minha vida a muito tempo.
E foi bem assim, que ele  iniciou a conversa :
- Se eu precisar de um óculos, estão doando aí em Agrocyti?
Coisa  clássica, de gente querida e inteligente, que sabe o quanto tem me incomodado  o oba oba  que meus olhos  vêem em se tratando da  Educação de minha querida cidade natal.
E de tempos em tempos, conversamos sempre o tempo necessário para se dizer  da amizade, de como vão os filhos, do que a mulher ou o marido tem inventado, mas principalemente dos rumos  que toma  a nossa "Educação". Coisas  sublimes de amigos, que pudera Deus permitir  que seja para uma vida  toda.
Este que tem o   mesmo nome de meu pai não sabe o quanto é  grande  a amizade  que lhe dedico. Não sabe  o quanto me alegrou hoje novamente  com duas  frases bem assim:

-  Saudade dos velhos tempos  e das reuniões  da AMAVI
- Você é uma pessoa com a qual eu   sinto "Química em educação" e como isso anda escasso atualmente.

"Não sabe você meu querido professor, que muito da minha paixão e ações em  Educação nasceram de ti nas  nossas  aulas de sexta  a noite. Que grande parte de minha persistência é inspirada no teu exemplo quando fomos  colegas de trabalho naquele projeto de tutoria e que você  decididamente se transformou em ícone pra mim, quando pude atuar na mesma  função que a tua e eu sentia vontade de aproveitar cada fragmento de tuas falas, por que elas sempre me ensiram tanto. Tu és um  MESTRE."

Talvez eu nunca  diga, de  medo de parecer tiête,  mas  eu sinto um grande orgulho por ter conquistado e preservado esta amizade.
E tomara que Ele esteja certo quando diz,  que um dia   a gente ainda se encontra neste universo educacional.
Assim eu espero!

Grandes_amigos

Um comentário:

mfc disse...

Com toda a certeza que vai acontecer!
Que texto fabuloso de agradecimento e de um reconhecimento tão bonito!

Total de visualizações de página

Martha!

 "Tudo o que nos invadiu com intensidade,  tudo o que foi realmente verdadeiro  e vivenciado profundamente, não passa.  Fica. Acomoda-s...