29 março 2012

Coutinho tinha razão de novo....



Coutinho é o "cara do tempo" nestas bandas, e por muitos e muitos anos eu e todas as torcidas sabemos das suas previsões, sempre precisas.  Ele é conhecido por quase todos, e muitos  comentam que o Coutinho disse assim, falou  assado e se ele falou, é porque pode acreditar. Uma mistura de Nostradamus com o Lombardi do Silvio Santos.Tem gente que tampa as flores e árvores se ele avisa que vai dar geada. Das enchentes ele havia alertado mas quem podia tomar alguma providência de impacto não acreditou.  O que descobri só este ano foi que ele é um engenheiro agrônomo que gosta das  coisas do "tempo", faz boletins  diários, se comunica  com o mundo via telefone, além de esporádicas palestras que são consideradas polêmicas. Tem quem o considere um ícone da meteorologia. Achei graça ao saber que para uma televisão da região ele atende de pijama via telefone e só depois de dormir o sono da tarde. Na verdade  fiquei tão curiosa que encontrei seu  rosto no google, nem gostei  de ver, pois  só a voz me permitia imaginar diversas imagens e todas diferentes do que se apresentou ali. Mas também pude saber que ama o que faz, que gosta de frio, que percebe o tempo em cada detalhe da natureza , diz ele que : 
“Tudo é observação. Até as árvores ajudam. Plantas que brotam mais cedo ou mais tarde. Se as andorinhas não aparecerem, pode significar alguma coisa, como frio mais rigoroso e antecipado, isso para previsões de longo prazo”

Se confirmei que ele  é polêmico? Veja  você mesmo uma afirmação: 
- “Enquanto isso ficam discutindo sobre aquecimento global. Onde? Estamos em processo de resfriamento. Faz cinco anos que a temperatura global começou a cair”


Saber do Coutinho é apenas o  esboço de um  texto que  cumpre o  ritual de falar do tempo cada vez que o verão dá ares de terminar,  pra constar  eu amo verão, calorão, suador, tudo! Quem lê este blog, que afinal já é um pizainho de quase cinco anos sabe que não consigo passar frio sem reclamar. E quando o dito Coutinho disse na semana passada que teríamos geada na Serra ah, pensei que ele havia enloucado. Triste engano, hoje naquele termômetro do centro da cidade que só faz me deixar com mais frio, marcava sete graus as seis da manhã, ás 13h quando voltei estava em 26. Pode um negócio deste? Tem lá organismo que aguente sem ficar com renite e tosse. E  o banho....e levantar da cama.... uix. Depois que a coisa vira rotina até da pra adaptar, a gente se enrola  com muitos panos  e encara os negativos, mas na pegada eu me desespero.Tomara que tenha sido só um susto e que ainda seja verão mais um pouco. Eu fico aqui, matutando e aprimorando aquela ideia  que nunca morre de ir morar no nordeste.

2 comentários:

mfc disse...

O tempo está maluquinho de todo!
Por aqui a Primavera está atrasadíssima e de repente temos temperaturas de 30 e tal graus para hoje não passar de novo de uma máxima de 15...

Beijos,

Anônimo disse...

Eu não aceito, e é mesmo questionável a teoria do Aquecimento Global, e que a água vai acabar. Enquanto houver rios, mares, oceanos, ventos, evaporação, filtração, e chuva... teremos água potável em algum lugar.

O Coutinho está certo!

Total de visualizações de página

Só o pó!