28 julho 2012

Política!


Percebo que a POLÍTICA  na qual eu acredito  ainda não existe, mas um dia ela existirá!
Ponderar que por muitas vezes considero que  não nasci para este momento político, deverá haver um amadurecimento, o entendimento das reais funções de cada cargo a ser ocupado. Mas sou teimosa esperançosa e na expectativa de que mais pessoas analisem e pensem  e tomem decisões voltadas as políticas Públicas.
Nas eleições estaduais e  federais eu já me indigno e muito, mas nas municipais onde o meu vizinho escolhe o candidato por que este lhe auxilia na lida do gado, é inconcebível calar. Tá que o homem é bom, quiçá seria uma excelente pessoa para se chamar de  compadre, mas está com receio de não passar no teste  que mede seu grau de analfabetismo...
Nesta lógica só a graduação que faria diferença?  NÃO  EVIDENTE QUE NÃO! Ética seriedade, integridade, bom senso, são fatores a serem procurados nas pessoas que acreditamos serem dignas de receberem o nosso voto, mas um mínimo de entendimento as pessoas que vão legislar e executar as políticas públicas isso é imprescindível. Conhecer as funções, ler interpretar, entender, propor.... Enfim é muito difícil acertar  e por vezes a gente vota acha que escolheu bem e também se decepciona, mas escolher apenas pelo critério do coleguismo, do pagamento de favores ou até  mesmo sem critério algum....Não cabe no meu conceito de POLÍTICA.
Minha  interrogação  para todos aqueles que votam por receber favores pessoais, por  “ajudinhas”, porque tem cascalho na entrada da sua propriedade, por estarem bem classificados em editais públicos, por acharem que o emprego que lhes é de direito foi “concedido” por este ou aquele, por venderem para a prefeitura, por receberem  remédios na farmácia básica do posto de saúde...
Sou educadora de mais de vinte anos de caminhada e sei que Educação e Política estão intrinsecamente entrelaçadas, ou deveriam estar.
Lecionei a muitos de muitas idades e me pergunto Quando será que a educação vai conseguir  cumprir o seu papel e efetivamente ensinar a pensar. Fazer com que a maioria das pessoas compreendam  que como cidadãos temos direitos e deveres, que nós pagamos impostos e com a aplicação deste dinheiro temos  direito de  ter acesso a educação saúde, lazer, desenvolvimento, qualidade de vida. Que precisamos de representantes que tenham propostas reais e possíveis que tenham princípios e determinação para trabalhar, que possam melhorar a vida de todas as pessoas. Que nada que nos é “concedido” é favor  ou motivo de barganha para manter determinadas pessoas  no poder.
Existem os que não   têm compreensão para entender a dimensão do eu me proponho a discorrer, alguns  destes infelizmente ainda são ludibriados e levados a depositar seu voto como se ele fosse moeda de troca.  Não há nada que me faça repudiar mais um candidato, do que eu ter a certeza absoluta que ele lida com as pessoas  como massa de manobra, destes que brincam com a ignorância e com a boa fé do povo. Isso é coisa de gente no mínimo mal intencionada.
É exatamente desta busca desleal pela  conquista dos votos, por argumentos falhos, por coligações sem um pingo de ideologia, que escancaradamente demonstram um único e  aparente  objetivo, o PODER isso é o que chamo de politicagem.
Eu gosto muito de política, que tem projetos, que gera desenvolvimento com sustentabilidade, que transforma positivamente  os contextos locais e a vida das pessoas através de ações comunitárias e coletivas.
Posso parecer simplesmente uma sonhadora, mas ouso acreditar que muitas mais pessoas já pensam e se indignam como eu!


       
Eu gosto muito da Política que eu acredito!

3 comentários:

Rose disse...

Cátia:
Pode não parecer, mas o mundo se dirige para uma transformação substancial- aquela que se dá a partir de cada indivíduo. Quando a maioria de nós for melhor, buscar valores como honestidade, solidariedade e justiça, nenhum tipo de falcatrua ou mesquinhez terá lugar. Os que adotarem essa postura não se enquadrarão no novo processo e, portanto não terão voz.
A política existe para a promoção de dignidade, de transformação social, mas ainda está nas mãos dos que a deturpam. Felizmente, há pessoas idealistas, voltadas para o bem comum como você! Continue acreditando, querida, apesar de...
Um ótimo domingo!
Beijos carinhosos,
Rose

Anônimo disse...

Eita que a política aqui, não é diferente da política dai ou será que a política daqui é semelhante à política dai?

Sei não! Sei que estão todas no mesmo nível, e muito diferente da política que temos como ideal.

Anônimo disse...

Parabéns, disse tudo .ta bastante indignada.Como seria bom se as escolas ensinassem aos alunos pesarem.
DK

Total de visualizações de página

Para hoje

  Talvez  eu tenha sido forte muito tempo, e acredito que ainda seja ou até mais, porém pelo fato de não chorar  pitangas, algumas  pessoas ...