14 agosto 2015

Aqui é o meu lugar

Eu nasci aqui, no tempo em que aqui vinham pessoas  de toda  a região pra nascer. Por ser o hospital mais próximo de toda  a comarca. Eu cresci na cidade  vizinha " a  minha" , lugar onde amo ir, chegar, ver o sol nascer e se por. Depois de muito tempo , duas décadas exatamente eu vim morar aqui. E o lugar onde minha filha nasceu  e passou quase  toda  a sua infância. Eu vivo aqui, amo este lugar, agradeço o pão de cada dia que tenho graças ao trabalho que presto aqui, para as pessoas. Eu trabalho no serviço público e tal qual o café que servimos, e que  brinco que nem parece de prefeitura, assim também é o trabalho e o repeito que tenho pelo que faço e pelas pessoas  com as quais convivo. Talvez por que minha composição seja esta que me chateei grandemente quando vi aquela manchete. Me deu vontade de brigar, sair  do campo das ideias  e chamar pra briga mesmo. Evidente que isto seria tão ridículo quanto a falta de  propósito que vi ali em letras garrafais. E quando me sinto assim... eu preciso escrever, uma forma mais eficiente de promulgar o que sinto.

Nossa Cidade para quem não conhece se localiza no sul do país, foi colonizada por italianos e alemães, pessoas de fibra e que enfrentaram muitas intempéries  para construir casas, igrejas,escolas e vendas. Foi luta braçal mesmo de gente aguerrida  que trabalhou até muito depois do sol se por  e começou antes de sua chegada. Nossa  cidade tem 57 anos, este é o tempo que  faz  que  foi emancipada política e administrativamente. Somos de pequeno porte, os habitantes não chegam a dez mil e pra mim isso realmente é muito bom. Temos ainda  as benesses dos pequenos lugares, o povo se  conhece, sabe onde mora, identifica as várias  gerações que aqui  vão crescendo. Temos muito verde ao nosso  redor, comida farta nas mesas, emprego para quem gosta de trabalhar. Tá meu olhar é otimista diante da vida. Eu sei que o estrada da entrada da cidade precisa de nova pavimentação, que os mineradores merecem melhor condição de vida,sei bem da crise  que assola o país, de receitas  caindo,de dificuldades de fazer gestão com as pessoas e recurso que temos, sei nossa equipe sabe de muitos projetos que poderiam ser executados e que nos falta dinheiro, gostaríamos de mais obras e reformas também na educação, gostaríamos de ter mais cultura e lazer para nossas  crianças. Crianças e adolescentes estes  que aliás  são o grande motivo pelo qual trabalho todo dia, em período integral  e contrariando as  leis  trabalhistas eu trabalho a noite também, com os pais e professores  deles. Eu desejo que  eles tenham um lugar cada vez melhor para viver, eu sou idealista mas  também  sou realista não tapo o sol com a peneira  e consigo perceber  que vale a a pena lutar por dias  melhores. Minha indignação é toda para com aquelas pessoas  que não conseguem perceber a grandiosidade de viver aqui, a bondade que as pessoas  ainda possuem, a segurança que mesmo  com os dois policiais apenas é mantida, porque aqui ainda dá pra  dormir de janelas abertas. O meu lugar é feliz a grande maioria das pessoas  é gente de bem,os valores  que eu construí aqui encontram referência. Eu sei que faço a minha parte, durmo  tranquila em detrimento de algumas pessoas  que apontam, escrevem, publicam a hipocrisia de tudo  que é "lamentável" por aqui. E talvez seja  pelo fato de fazer a minha parte  que me sinto ultrajada  quando generalizam tudo e colocam  na vala  comum, como se nada fosse certo, se ninguém estivesse na luta. As pessoas  deveriam ter mais cuidado em fazer generalizações. As pessoas que receberam o aval de outras pessoas deveriam ter cuidado elevado ao cubo ao dizer algumas  coisas  e apontar outras. É necessário separar o joio  do trigo, é necessário ser mais digno para  fazer críticas desta natureza, isso não foi uma afronta a esta ou aquela pessoa, a este  ou aquele partido... esta foi uma ofensa  as pessoas  de bem que vivem neste lugar , que felizmente é a sua grande maioria.Pra mim, aqui está longe de ser o pior lugar do mundo pra viver. Eu sinto assim, eu respiro assim, eu vivo assim, eu faço a minha parte. Abomino a hipocrisia de quem só sabe criticar, apontar defeitos e falhas e pior, que nem pode se sentar (como  dizia minha avó, quem tem rabo não se senta), mas prefere com o dedo em riste julgar tudo e todos. Talvez eu devesse ser um espírito mais evoluído e nem levar em consideração as palavras, por terem  vindo de quem vieram e também sem verdade nas  suas entrelinhas, mas  confesso  fiquei injuriada.
A prece de hoje é simples: Senhor, livrai-me de gente azeda, ingrata  e incoerente! Amém.

P.s Ajude para que mudem de cidade, ou de planeta!





Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Para hoje

  Talvez  eu tenha sido forte muito tempo, e acredito que ainda seja ou até mais, porém pelo fato de não chorar  pitangas, algumas  pessoas ...