16 novembro 2015

Daquilo que podemos fazer pelas pessoas

Pelas pessoas só é possível fazer o que elas permitem, se tem vontade de aprender e se deixam ajudar. Tem algumas que inevitavelmente não mudam, não aprendem dando a impressão que precisarão viver mais vezes para isso. Mas pensando bem... as nossas verdades são as nossas, os nossos  conceitos, as nossas alegrias. Por que seria que o que nos faz bem pode fazer bem aos demais?
Não adianta sofrer, não adianta querer que sejam diferentes, muito menos esperar  que por decreto tudo possa se resolver. O processo de aprendizado é único  e intransferível. Dependemos do  social somos seres que se constroem através das relações, mas o produto final é individual e inalienável.  Conheço pessoas  nos mais diversos estágios de aprendizado,  ainda que não caiba  estabelecer  um ranking entre os mais e menos evoluídos, também é verdadeiro que alguns dominam as palavras e os números e deixam desejar nas emoções ou vice  e versa. Aos que estão distantes ou apenas vemos de passagem fica mais fácil de lidar e quiça compreender, tarefa difícil é quando aqueles dos quais  viemos, aqueles que são nossos desde que nos conhecemos por gente nos dão a impressão que já foram superados em alguns aprendizados e que teimam em bater cabeça sofrendo com o que não precisam.
Como a gente  dá voltas em torno do nosso  próprio umbigo  e não aprende a respeitar as verdades do outro, a forma de viver, o jeito de conviver. Como a gente precisa de humildade e empatia para poder conviver com respeito.
Cada um sabe o que está procurando, o que vai colher depois do plantio, ainda que a gente quisesse escolher as sementes, afofar  a terra escolher o clima e tudo o mais. Não depende de nós. Presumo que a única coisa que verdadeiramente podemos fazer pelas pessoas é ama-las  e respeitá-las em sua individualidade.

P.s. Tarefa nada fácil, exercício diário.










Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Para hoje

  Talvez  eu tenha sido forte muito tempo, e acredito que ainda seja ou até mais, porém pelo fato de não chorar  pitangas, algumas  pessoas ...