14 novembro 2015

Chegou a proclamação

Falta um dia para o dia 15 de novembro. Uma data que eu já nasci amando, dia de celebrar a vida. Tenho a estranha mania de fazer avaliações em vésperas de aniversário, assim aquelas de fazer cálculos e perceber o quanto já se está melhor do que se era, o quanto ainda falta pra aprender e crescer como pessoa humana.
Mas hoje a ideia que me acomete é bem diferente, deu vontade de fazer uma nota de apresentação, pensar sobre quem realmente sou, o que já aprendi, o que me falta crescer, independente dos clichês que algumas pessoas imaginam que conhecem sobre mim.


Sobre ELA podemos afirmar:

É uma pessoa  que consegue acompanhar o seu tempo,ainda que nostálgica relembre com alegria de alguns tempos passados. Se assusta quando vê que mesmo antes de chegar em Paris a violência já chegou lá, mas sabe que a mídia reforça o fato por se tratar de uma cidade emblemática, percebe que tem gente morrendo em todos os cantos do mundo, tem medo que o amor esfrie e luta todo dia para vencer o fenômeno da invisibilidade que algumas pessoas já estão sofrendo.
Escolheu as pessoas  com quem convive,tem uma família que ama e se sente amada, consegue conviver  com todos que passam em sua vida, independente do período de tempo que elas permanecem e também independe os motivos pelos quais chegam e vão embora.
Talvez a melhor de suas qualidades foi desenvolvida ano após ano, ela sabe desgostar de atitudes e não de pessoas, verdadeiramente sabe fazer isso. Não carrega mágoas de pessoa alguma, depois de uns dias, meses, tudo passa e ela segue sem levar rancor.
Ela tem uma dificuldade tremenda de lidar com as percas,sabe que isso é apego mundano e que já deveria ter se livrado, mas ainda não aprendeu. Sabe aquela blusinha que ganhou no aniversário de vinte e poucos anos, permanece ali em respeito a quem lhe deu.
Escolheu a profissão que ama, se dez vidas tivesse gostaria de voltar fazendo a mesma coisa, educar e cuidar de meninos e meninas, homens e mulheres, pessoas que queiram aprender (talvez não escolhesse o serviço público nas outra vidas...). Não que ela seja e empafiosa  a ponto de pensar que possa ensinar, na verdade, nasceu com a força de acreditar na construção do conhecimento, no aprimoramento das pessoas e das relações, ela sabe valorizar cada milímetro de crescimento que tem e que planta em sua volta.
Não sonha com grandes  fortunas ou bens materiais, vive  com pouco e assim é feliz, nunca tem dinheiro no bolso pra comprar a vista aquela rifa da igreja ou da escola, porque dinheiro é material de segunda mão. Vai conversar sempre  com o vendedor da rifa, saber porque estão realizando e o que querem conseguir, terá curiosidade em saber da festa e dedicar seu tempo a ouvir, essa é qualidade que tem se desenvolvido como de quem trata com ração e vê crescer. Graças a Deus ela está aprendendo a ouvir. 
Tem mania de trabalhar demais, isso é fato e pra falar bem a verdade, vai parar de pedir a deus na virada do ano para diminuir o ritmo, ela gosta de ritmo acelerado, ela se realiza quando está puxando o mundo pra frente. (ainda que ele avance bem devagar) 
Tem uma equipe, uma grande equipe, e sem modéstia chega a acreditar que sabe formar equipes. Graças  a eles ela se fortalece e não se dá o direito de fraquejar, sabe que tem gente observando e de uma forma ou de outra precisam da energia positiva pra continuar.
Ela sabe guardar segredos, tem alguns tão velhos que já esqueceu parte dos detalhes, é uma pessoa de  confiança. 
Dizem as más línguas  que é meio mandona,rs Ela reconhece e procura domar um espírito de liderança exagerado que inclusive se sente no direito de organizar as cadeiras na casa dos outros em festa de aniversário, não gosta disto, ta exercitando, mas ainda não aprendeu. 
Vale ressaltar que nunca faz o mal de caso pensado, é um espírito bom que habita a sua índole, o que não quer dizer que suas decisões não sejam mal interpretadas e muitas vezes arruma alguns inimigos anônimos sem nem saber. Tem gente que ama, tem gente que odeia.
É uma mulher de coragem  e enfrenta neste ano os maiores desafios profissionais que já enfrentou na vida, não sabe bem se vai aguentar o repuxo. Ela anda cansada, bem cansada.
Ah, ela  adoro  vinho, gente querida, roda de viola, cantar e dançar até de manhã. Ela é faceira e raramente alguém presencia um ataque de pelanca. Quando é pra chorar escolhe o chuveiro e depois além das olheiras que são exageradas, quando sai do banho quase nada denuncia suas lágrimas. Tem facilidade em chorar de emoção com as coisas que lhe arrepiam, mas raramente chora de brava, quando tem motivo e princípios debate até o fim sem esmorecer. Muda de verdades apenas quando é completamente convencida.
Tem uma caminhada grande já percorrida, presume que dava um livro que talvez um dia seja escrito e quer  caminhar muito ainda,chegar aos noventa e um anos igual sua avó, lúcida e independente e feliz.



Um comentário:

Adao Braga disse...

Feliz aniversário amanhã, depois de amanhã, e por mais 80 vezes

Total de visualizações de página

Para hoje

  Talvez  eu tenha sido forte muito tempo, e acredito que ainda seja ou até mais, porém pelo fato de não chorar  pitangas, algumas  pessoas ...