12 outubro 2007

Toda criança precisa ter o direito a uma referência desta.

Posso garantir que tive a idéia primeiro,e foi bem de noite quando fazia minha despedida do ontem e invocava força e garra , para o dia que já se aproximava.
Lembrei-me dela depois de uma fala do filho, que é meu herói.
Falo de uma guerreira , forte. Pra mim modelo de persistência e adaptação.Se os dinossauros tivessem um pouquinho do seu DNA, talvez estivessem conosco até hoje. Quantas mudanças , neste muito mais de meio século de existência, na verdade bem próximo de dois. Mudaram a moeda, o valor do dinheiro, o tamanho das saias, as danças, as rezas, a moral a ética.... mas é ela , bem ela que vem ao banco, vai ao mercado, administra suas reformas, compra suas roupas. É realmente um ícone de desenvoltura.
Tão doce saber que aprecia me contar das suas histórias, que aliás , eu amo ouvir. Pode até repetir uma ou outra , sempre tem um detalhe que havia passado sem devida atenção. E eu que um dia já sei de antemão , sentirei falta muita falta da tua compania , aproveito o máximo o tempo ainda que escasso e sei muito das tuas coisas, desde o número incontável de irmãos , as aulas e a escrita na lousa, o namoro sem toque, a festa de casamento, a mulher sem ginga com um companheiro dançarino ( dali veio sim um pouco da minha complexidade),as novelas da rádio, a irmã que é pura e jura que nem sabe o gosto porque nunca provou, e nem sente falta,o benzimento que eu brinco será meu quando eu estiver em uma tenda. E tem sempre uma história que é mais hilária, o colar que é como troféu , foi sonho a ser realizado com o primeiro aposento,e hoje no peito apresenta em ouro 18 a figura dos seus “nove rebentos”...
Por vezes ela me parece muito , mais muito mais preparada pra conviver do que todos eles juntos.Uma sapiência de vida , sem diplomas ou cursos.
São tantas e tantas vivências, permanecer em tua casa, depois de muitos anos viúva, com o fiel objetivo de poder receber a todos e oferecer a eles comida elaborada pelas suas mãos e no seu fogão, depois do café é inevitável ver a caixa de fotos ,que eu já vi incontáveis vezes, mas sempre olhamos de novo, rimos, admiramos , percebemos quem está mais , muito mais feio, que roupas usavam, quais estão voltando as modas, e os retratos dos casamentos, em que a guria aqui , por ser a detentora do único vestido longo e rosa da região, se fazia presente em todos , para carregar as alianças.
Quero poder ver fotos contigo, as mesmas , uma vida inteira.
Contar e relembrar sempre as tuas histórias.
Queria continuar sempre sendo ... a menina que tu vês em mim.
Preciso te dizer que te amo, do mais puro e incondicional amor que alguém pode ter.
Tenho um orgulho gigante de ser tua neta e queria mesmo e muito e de verdade , ter ao menos a metade da tua luz.
Fotógrafo/artista: FPG

3 comentários:

Marilac disse...

Catia,
Realmente, toda criança deveria ter um referência desta!
Que saudade senti das minhas avós ao ler seu texto!
Olhar juntas as fotos que guardava em caixa de papelão era sempre um ritual gostoso das férias.
Lembranças,histórias,guloseimas, sorrisos e emoções ficaram marcadas para sempre no meu coração e muito do que sou devo ao exemplo que tive delas.
Sua avó deve ser uma mulher maaravilhosa!
Que Deus lhes abençoe sempre!
Um excelente feriado e um final de Semana maravilhoso

mfc disse...

Que carinho pela avó!

PS-Não...não conheço a Escola da Ponte.
Podias dizer-me algo sobre isso?

Hay disse...

Cátia,
A chuva fina molha a paisagem lá fora. São horas de saudade, cheias de lembranças inesquecíveis... e entre elas, os avos, avós... afinal ainda fui uma feliz criança em poder conhecer os 4. Claro, sempre acaba existindo aquele, ou aquela preferida. Mas todos deixaram seus traços, seus caminhos, enfim seus ensinamentos, cada um de um jeitinho muito especial.
Muitas histórias sobre longas viagens, fugas, navios, portos, pessoas, cores nunca vistas, frutas nunca experimentadas e tantas outras coisas.
Ainda tenho algumas coisas guardadas, mas a maior parte ficou mesmo guardada no coração.

Agradeço os lindos bilhetinhos que tens deixado e me perdoe se não correspondo da mesma forma, mas nem sempre as coisas são como gostaríamos que fossem.

Beijos
Com Carinho
Hay

Total de visualizações de página

Para hoje

  Talvez  eu tenha sido forte muito tempo, e acredito que ainda seja ou até mais, porém pelo fato de não chorar  pitangas, algumas  pessoas ...