08 maio 2011

Eu...

Eu sou filha de Cecília
que é filha de Olga e que  morreu quando ela nem tinha três anos.
Ida lhe criou por uns tempos e hoje Ela  cuida de Narcisa   como se sua fosse  e também por isso eu tenho um orgulho tremendo.
A vida não foi simples, como  a de quase  ninguém que cresce sem mãe.
Criada  em colégio interno, adquiriu hábitos e quase  o hábito.
Ainda noviça veio pra "Selva" e  conheceu o seminarista que havia brigado  com o Padre e por isso mandado embora.
Desenrolou-se uma história que ja tem lá seus quarenta e tantos anos.
Destes,  vinte e sete passou  as  voltas com meninas  pequenas, quatro no total, marido "austero e carismático" (parafraseando) e escolas, muitas, direções,  alunos, filhos de muitos outros.
Me  ensinou a ler  e escrever e bem antes que eu completasse  cinco anos, mas muito mais que isto me fez  amar as letras e as  escrituras. Que hoje certamente eu reinterpreto.
Minha alfabetizadora, mulher  que é responsável pela  formação do meu caráter, mas   muito além disto, responsável pelo amor  que eu tenho pela minha profissão, pela  vida , pelo respeito que tenho pelas pessoas,por alguns tiques que tem se percebido a cada ano que passa.  A gente acaba se parecendo muito mais  com "eles"do que imagina.
Cecília tu és  guerreira, eu me espelho em ti, tanto, em tantas  coisas  que tu não sabes  e eu  não consigo precisar.
Te amo  Incondicionalmente, de um amor feito da mesma matéria   do amor  que tenho por Claudia. Somos carne da mesma carne, nada é maior que isso.


Hoje vivi um misto de  dor e  felicidade
Abraçar forte Cecília e dizer que farei tudo exatamente por ela o que  faz  por  Narcisa .
A dor de não poder abraçar Iolanda e saber  que nunca mais será possível fazê-lo. 
O abraço de Claudia que me  equilibra sempre, Ela é do tamanho do amor  que existe em mim!


3 comentários:

umcentretantos. disse...

Mãe, nem sei precisar o tamanho do meu orgulho por ser tua! Também por ser da vó Cecília, por ser da bisa Narcisa. E de igual forma por ser da vó Landa, que certamente esteve conosco nesse dia das mães ainda que agora ela nos pareça distante. Eu sei que ela está muito presente nos protegendo.
Acho que amor de Mãe é assim... Transcende os esforços empregados na criação, as renúncias de todos os dias em nome dos filhos, e ultrapassa até mesmo a vida e a morte. É o maior dos amores.
"O amor de mãe é exemplo de liberdade, igualdade e fraternidade." Lembrei de ti ao ouvir essas palavras, meu amor. De ti que tem o abraço mais confortante do mundo, de ti que me fez alfabetizada, que me fez amante das letras, que aprimorou meu caráter e que me fez certamente bem mais preparada para a vida do que eu seria se você não fosse minha.
Sobre a repetição de certos atos, como diria Elis, "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais..." não é!? Saiba apenas que eu terei imensa alegria se um dia compararem a minha vida à tua, porque és meu maior exemplo.
Reitero o meu profundo orgulho das tuas realizações, da tua fibra, da tua paciência e do teu afeto comigo.
Eu já te disse isso um dia, mas parece adequado repetir:
Se "mãe a gente não escolhe" é porque certamente não haveria escolha melhor a ser feita. Como tantos outros filhos, tenho absoluta convicção de que você é a melhor Mãe de todas. Conte sempre comigo: Como filha e como amiga, mas principalmente como uma parte de você, que apesar de pertencer ao mundo deseja jamais se perder do lugar de onde nasceu.
Meu lugar de sossego, minha parada quando o mundo parece acelerado demais, minha fonte primeira de inspiração para ser melhor, minha Mãe! Amo você...

Anônimo disse...

Esse dia das mães, me foi útil. Conheci. Soube. Adquirir informações.

Minha mãe é TJ, e por isto, e por mim também, que não sou lá muito ligado a eventos tais.

No entanto, aproveito o texto para parabenizar-te.

Até Sou C me cativa com o depoimento!

mfc disse...

Que lindo e terno post!
As 3 gerações de mãos dadas!

Total de visualizações de página

Martha!

 "Tudo o que nos invadiu com intensidade,  tudo o que foi realmente verdadeiro  e vivenciado profundamente, não passa.  Fica. Acomoda-s...