30 dezembro 2012

Apaixonar-se

Faz  pouco tempo que ouviu, aliás  nunca  foi muito amarrada em astrologia, que os escorpianos se apaixonam  com facilidade.  Ela não foge a regra, tem paixão louca por  pessoas, valores,  fatos e situações, porém  o problema é que as suas paixões, as que valem a pena,  sempre crescem, ficam mocinhas e muitas delas se transformam em amor.
Outro detalhe é essa  neurose em términos  e finais, nunca é capaz de finalizar, tem mania de cultivar . Basta sentir que é bom, que é seu, que gosta e pronto, já vem aquela ficção em  perpetuar.
Sua paixões são quase  que todas de alma, com as do corpo ela não sabe lidar  bem.
Talvez por isso, escolhe a dedo as pessoas  com quem sua alma se identifica e  aquelas velhas amizades que já tem décadas serão  com as novas que  certamente terão também.
Foi  assim com a profissão, que ela desde muito cedo se apaixonou nos tempos remotos em que substituía as aulas quando sua mãe fazia cursos.


É apaixonada por idealismo,por gente que ama o que faz e faz  bem feito, por microfone e interação  com pessoas,por boas música,fotografias, viagens, por  livros, gente verdadeira,  passeios, vinhos, brilho no olho, sorriso largo e muito muito mais!

A paixão e a esperança movem o seu mundo! 

P.s  30 de dezembro, dia propício para  relembrar de suas paixões!
P.s² E as suas paixões... duram quanto?

29 dezembro 2012

Pasta de Discursos.


Hoje a última meta profissional do ano  foi  finalizada. 
Uma das tarefas mais excêntricas e que lhe  tomam maior dedicação.
Escrever para o outro falar, escrever na lógica do outro, com os paradigmas e crenças  e ainda o poder de convencimento que ele queira utilizar naquele evento específico é uma missão que precisa de  muito empenho.
No caso do discurso de hoje, o evento é o mais importante  da cidade e reunirá  muito  munícipes, mais o executivo, o legislativo e o judiciário.
Tem uma pitada de orgulho, misturada a muito contentamento  quando é  convidada a escrever, mesmo porque depois de quatro anos de gestão,onde sua pasta denominada discursos ficou "cheinha", agora imaginou que  estes  serviços seriam dispensados e nem formam. Sinal de que  consegue dizer o que querem dizer nos devidos momentos, procura escrever com a lógica e com o coração. Acaba norteando ainda que de longe os rumos que serão  tomados. Por isso toma sempre muito cuidado, para escrever com veracidade, também porque, respeita  muito o administrador e só por isso aceita fazê-lo.  Ele  que só não se atreve a   fazer discursos mas que dá um show em matéria de gestão pública! Por fazer parte e acreditar no projeto, quando assiste as falas, sempre  faz  figas invisíveis para que a entonação seja perfeita e a mensagem compreendida na íntegra.  Não conseguirá assistir a este que é histórico, sem se emocionar, afinal é a primeira vez numa história de 51 anos que o povo votou na reeleição ou na recondução de um mesmo administrador e seu projeto consecutivamente.

“Se prestares atenção no teu discurso, 
perceberás que ele é guiado pelos teus propósitos menos conscientes.”
George Eliot

27 dezembro 2012

Rodeios



"... afinal, há é que ter paciência, dar tempo ao tempo, já devíamos ter aprendido, e de uma vez para sempre, que o destino tem de fazer muitos rodeios para chegar a qualquer parte."

[José Saramago]


P.s  Chove  torrencialmente aqui, o que refresca este verão absurdamente quente, mas também deve servir para atrapalhar mais um pouco o destino.
E o que é o destino... senão as ideias nas quais a gente aposta e acredita, segue e faz  acontecer.  O acaso nos apresenta, nós querendo ou não vivemos pessoas e conhecemos  situações e tomamos posicionamento. Daqueles que podemos nos arrepender ou não!
E paciência Saramago deve ser coisas  para os fortes, os muito  fortes , mesmo!

26 dezembro 2012

Saúde!


Que a cada manhã a sua coragem acorde bem juntinho de você, sorria pra você, e o convide para viverem uma história toda nova, apesar do cenário aparentemente costumeiro. Que tenha saúde no corpo, saúde na alma, saúde à beça. 
Ana Jácomo

20 dezembro 2012

Tomada pelos desejos...

Pudera eu, viver muito ainda,  este desejo é intenso,dado ao tamanho que eu amo esta  vida.
E que eu possa continuar sempre  fazendo o que amo, me  emocionar com cada sorriso de criança, com cada texto escrito, com cada palestra, com cada formação,  com cada possibilidade de aprendizado, também ao ler cada livro delicadamente indicado.  
Que eu possa jantar e conversar noite a dentro, muitas e muitas vezes  com meus familiares e amigos. Cultivar cada uma das amizades e construir novas. Que eu possa  me  compreender mais  ao ver um filme, ouvir mais músicas,compor minha trilha sonora.
Que eu nunca deixe de  me indignar ao ver   injustiças, que eu possa acreditar na justiça,  não permitir sofrer do fenômeno da invisibilidade diante de tanta coisa triste que existe neste mundo, que eu  continue me compadecendo, ajudando e lutando para que exista respeito as diferenças e igualdade  de condições em situações tão desiguais . 
Que eu possa ser  citada por amigos e por pessoas  que admiro  em cada discurso de final de ano como a pessoa  pensante  que escreve, organiza, interpreta e acima de tudo que traz luz  e alegria por onde passa. (Eu amei isso e precisei registrar)
Que eu possa  tanto e tudo quanto for bom e justo.
Que eu possa isso e muito mais... Que me torne mais humana e completa a cada amanhecer.



18 dezembro 2012

Acreditar

A notícia me chegou no fim da tarde, por indicação de um grande amigo, e se apresenta em forma de  resposta a  um recurso eleitoral,foi escrita por  um desembargador da capital que talvez me faça acreditar novamente  na justiça.
Ainda que tudo em nada dê,eu  me senti mais protegida lendo este  documento, existem juízes e juízes e cada  cabeça uma sentença, mas lei foi feita para ser cumprida e se assim não for  ela  foi desrespeitada. Não existe paliativos ou meios termos no caso em questão.

Ainda que o mundo acabe no dia 21, eu partiria com a certeza de que existe uma luz, uma esperança!

cuidado frágil!

⋰˚ Minha força pede um momento de licença. Ela quer sair pra descansar e permitir que a fragilidade atue um pouco em seu lugar.


Flora Figueiredo

16 dezembro 2012

Sentimento de gente que ama

... minha querida, eu sei que você fica triste  e só não se rebela porque não faz parte da tua  composição quando se trata destes assuntos.
Mas quero que saibas que é tão e unicamente excesso de zelo, cuidado,  e mais que egoismo de não precisar  ficar preocupada te esperando e o desejo de saber que tu estás aqui e protegida.
Este sentimento e estas reações são de gente  que ama, MUITO.
Um dia você provavelmente sentirá a mesma  coisa,  talvez  faça exatamente igual com os teus, ou agirá diferente por detestar que contigo seja assim.
Talvez isso passe, ou não...
Ou como você mesmo disse:  a gente não sabe  como é na outra vida...

Música


Resumindo:





http://rastrosdela.blogspot.com.br/2011/05/pra-nao-dizer-que-nao-falei-de-musica.html

P.s Músicas sempre me encantam e ficam falando as mesmas  coisas nos meus ouvidos e vagarosamente eu vou digerindo. É uma questão de SENTIR.
Eu adoro isso!

Esperança


E apesar de ter adoração pelas sextas... neste sábado tal qual em muitos outros dias, o gosto que sente é bem bom.

Estar com gente querida é o que há! Ser convidada especial recebendo o título de ser da família.
Tomar vinho e ver  a admiração  de uma pessoa que altera  a pressão apenas por olhar  a garrafa sendo esvaziada rende boas gargalhadas. Sonoras e estridentes. (Daquelas  que Ela gosta)
Ela vive de hojes,  gosta deles e tem uma esperança profunda em todos os amanhãs!


12 dezembro 2012

Assim...


Eu acredito que devo ir seguindo...
apenas EU  e DEUS, sabemos o quanto isso é maravilhoso, desbravador e por vezes SOFRIDO!

06 dezembro 2012

Doador de lições

Um nobre vendedor de harpas adentrou hoje um dos meus locais de trabalho. Muito mais do que  música  doce ele me trouxe reflexões, me fez pensar na vida.
Num sotaque nordestino e  com sorriso e tom de voz descansado  e profundo ele afirmou que está de passagem no sul, visitando parentes no litoral, mas que vende melhor suas harpas em sua terra, onde as pessoas gostam mais de música e alegria. Comentou ainda que passamos a juventude trabalhando e  a velhice  comprando remédios para ter saúde.  Sem compreender porque  e também sem mudar o estilo de vida, os princípios dela. Ele aprendeu que a abundância vem de DEUS  e  é ELE  que nos   concede. Me disse  que já havia almoçado, ele, seus filhos, sua mulher e que era muito grato por isso e por tudo.
E mesmo sem vender, agradeceu e se foi. 
Eu queria tanto conversar mais com ele, argumentar, justificar, concordar, contradizer  e também  DIZER da vida que eu amo  e escolhi, que nem foi para ter abundância ou riqueza material. Que a "dita"  está realmente tão apertada e tão corrida que não me permite  conversar,ver, visitar,  fazer ou atender uma ligação para matar saudade. Mas resolvi não dizer mais,  me despedi apenas,para conseguir terminar todo o trabalho que me olhava torto  naquele canto da mesa.

P.s Tem gente que relembra o que a gente já sabe, mas fala com o coração e isso nos chacoalha.

03 dezembro 2012

assim...

"Eu NUNCA me arrependo de dizer as coisas que precisam ser ditas!"
Coragem? É claro que precisa.
Mas isso eu tenho e muita!

enquanto durar

"Você é aquilo que ninguém vê. 
Uma coleção de histórias, memórias, 
dores, delícias, pecados, bondades, 
tragédias , sucessos, sentimentos 
e pensamentos. 
Se definir é se limitar, você é um 
eterno parênteses em aberto... 
Enquanto sua eternidade durar." 

Machado de Assis

02 dezembro 2012

Celebrar a Vida



E foi fotografando que Ela assistiu a cerimônia de batismo do mais "miúdo" dos Maranguapes. Ele, como toda criança que nasce, faz  com que  continue acreditando que DEUS ainda aposta e muito no homem. Veio para unificar, criar laços ainda mais fortes, fazer com que a admiração por seu pai só fizesse crescer. Como homem ele tem atitudes que  conseguem demostrar que a paternidade é um exercício diário e apaixonante, porque amar os que saem da gente é coisa bem simples, mas amar os que saem de dentro dos que a gente ama é coisa maior de linda.
A cerimônia foi longa e cheia de detalhes, que depois da festa e dos etílicos,serviram de graça para  todos , inclusive para aquele outro que veio de além mar, afinal para quem é  e vive o catolicismo algumas coisas já se tornam normais , mas  convenhamos bater palmas ao espírito santo foi hilário. Independente de discordar de algumas convenções a Fé é inabalável!
Estar entre os da gente é maravilhoso, conhecer, ter vivido tantas emoções conjuntamente, sempre emocionam. Sentir falta daquele outro, está ali bem perto e de tão egoísta ( ou sei lá o que) se faz tão distante. Isso   tá machucando, é  somente para  os fortes, ou os que só choram sozinhos e depois.

É assim que a vida é, com as dores e as delícias. 
Ela sempre valoriza  o que faz bem!

P.s A paixão por fotografias já está quase promovida  a profissão, segue dando cliques aqui e ali.

01 dezembro 2012

convite a leitura

De tempos em tempos eu me releio.
E sinto tanto prazer nisto.
Pra mim é exercício avaliativo que me ajuda  a crescer, evoluir.
Ver quais os caminhos que tenho percorrido...
Reafirmar o que me arrepia, o que  me enlouquece.
Eu lembro de fatos, pessoas, situações. 
E me dá novamente a vontade de selecionar alguns textos e publicar.
Eu gosto de brincar que depois da  minha boneca CAU, da árvore plantada, só me falta o livro e juro que quando volto aqui nos anos,   se confirma meu desejo de publicação.
Aqui tem descritos  alguns fatos e histórias que ao longo do tempo me fazem ser bem assim como sou.
Brincadeiras  a parte, eu bem sei quanta coisa ainda quero fazer , experimentar e produzir.
E, épocas destas de fim de ano de longas avaliações, eu me certifico do que permanecerá  e também  do que precisa ser alterado.

P.s Hoje em especial a meta é aprender que o controle não precisa estar SEMPRE comigo!


Eu quero!

Hoje eu quero a rua cheia de sorrisos francos
De rostos serenos, de palavras soltas
Eu quero a rua toda parecendo louca
Com gente gritando e se abraçando ao sol

Hoje eu quero ver a bola da criança livre
Quero ver os sonhos todos nas janelas
Quero ver vocês andando por aí


Hoje eu vou pedir desculpas pelo que eu não disse
Eu até desculpo o que você falou
Eu quero ver meu coração no seu sorriso
E no olho da tarde a primeira luz


Hoje eu quero que os boêmios gritem bem mais alto
Eu quero um carnaval no engarrafamento
E que dez mil estrelas vão riscando o céu
Buscando a sua casa no amanhecer


Hoje eu vou fazer barulho pela madrugada
Rasgar a noite escura como um lampião
Eu vou fazer seresta na sua calçada
Eu vou fazer misérias no seu coração


Hoje eu quero que os poetas dancem pela rua
Pra escrever a música sem pretensão
Eu quero que as buzinas toquem flauta-doce
E que triunfe a força da imaginação


Sem Mandamentos - Oswaldo Montenegro

28 novembro 2012

Apurar o olhar!

Faz tempo , que não tiro o devido  tempo de olhar pra mim.
Tenho me especializado em conviver, cuidar de tudo e de quase todos, ou seria de todos e mais dois. 
Dar atenção a detalhes, prever situações que por ventura possam desestabilizar a ordem natural das  coisas, para cuidar delas antecipadamente.
De repente, me pego me observando, olhando pra dentro.
Constato que  cheguei num estágio, em que percebo que quero me ver, me olhar bem nos olhos, nos traços do rosto, na forma da alma. Quero sim, poder  ser "bardosa" , me dar o luxo de me emocionar em público, deixar com que as pessoas percebam que eu não sou uma fortaleza  o tempo inteiro ou "toda  a vida" .
Eu quero! E sempre  que quero eu luto para que assim! Quando desperto para algo, agradeço imensamente o amanhecer.

25 novembro 2012

Neste Ir e vir


Eu gosto muito de ir, mas adoro voltar!
Nunca  volto da  forma que fui e este é o grande propósito.



05 novembro 2012

Vale a pena

Que coisa bem boa quando a gente percebe que as energias estão voltando. 
 Que dá  vontade de  começar um projeto novo, que nada nem ninguém tem o poder de te fazer desacreditar, que simplesmente se  gosta da  matéria da qual se  é feita.
Eu confesso passei dias ali atrás dos bem tristes, não pela derrota, não pela decepção, não por não poder mais acreditar em algumas pessoas, isso tudo eu já havia sentido e vivido. Mas o que me balançou, tão é estrondosamente  foi  a sensação de descrença, passar  dias imaginando que minhas verdades precisavam ser todas mudadas de uma só vez.    (Eu bem que as reciclo, transformo e mudo quando necessário e completamente convencida, mas em doses  homeopáticas) Sentimento de impotência, de desacreditar na maioria das pessoas, na educação, ( um dos grandes motivos da minha existência) e inclusive na justiça...

O caos estabelecido, muitas sensações, uma mistura forte com gosto de jogar a toalha e abandonar o caso.

E seguindo esta máxima, começo a limpar as lentes a observar numa perspectiva que eu nem estava enxergando, que muitos também lutaram e acreditam, que existem pessoas que analisam, avaliam, percebem e continuarão lutando, por uma causa linda, que é tão e unicamente o amor a uma terra, a um povo, a uma história. Eu me identifico profundamente com eles.
Que eu pude conhecer pessoas fantásticas nesta batalha, que me demonstraram empatia, cumplicidade  e outros sentimentos muito mais fortes.
Que algumas  maiorias são enganadas, ludibriadas, vendidas, covardes. Talvez lhes falte ética, conhecimento, reflexão... Mas não será por conta deles que eu entregarei os pontos. Continuarei amando o que faço, colocando cada vez mais intencionalidade em minhas ações,    adorando a  terra em que vivo e fazendo de um tudo para vê-la liberta.

E que por fim, hoje eu respiro fundo e sinto bem lá dentro:  eu ainda posso ACREDITAR que  vale a pena! Eu posso ser parte da transformação positiva desta sociedade! 
E se você pensa  como eu, me dê  a mão!

vento, por favor!


Fechei os olhos e pedi um favor ao vento: Leve tudo que for desnecessário. Ando cansada de bagagens pesadas. Daqui para frente apenas o que couber no bolso e no coração.
— Cora Coralina

04 novembro 2012

e hoje.

Depois de uma tarde quente em todos os sentidos, o ar que entra pela porta gelou, sinal de que choveu granizo serra acima.
Com a situação climática devidamente informada e depois da vida passar por uma tempestade com direito  a  estonteantes vendavais. Ainda um pouco assustada   quero dizer que estou de volta. Depois de tudo eu sempre aprendo e descubro mais do que  preciso

Queria agora alguém que me permitisse: " um comportamento que me seja livre" ( de tudo)


30 outubro 2012

Me dedico!


Se você deixar de acreditar, como vai alcançar?
Se você deixar de caminhar, aonde vai chegar?
Se deixar de perdoar, como vai amar(-se)?
Se você deixar sucumbir pelos venenos deste mundo e das próprias emoções adoecidas, como vai recomeçar?
Não peço que rejeite esses obstáculos, apenas por rejeitar. Aprenda, antes, eles - paradoxalmente - podem ser a mola impulsionadora que precisava. Você pode até esperar. Apenas não se amedronte e não estacione!
— Alena

19 outubro 2012

Das coisas importantes


Para as coisas importantes, nunca é tarde demais, ou no meu caso, muito cedo, para sermos quem queremos. Não há um limite de tempo, comece quando quiser. Você pode mudar ou não. Não há regras. Espero que você faça o melhor, espero que veja as coisas que a assustam, espero que sinta coisas que nunca sentiu antes, espero que conheça pessoas com diferentes opiniões, espero que viva uma vida da qual se orgulhe. E se você achar que não, espero que tenha a força para começar novamente.
— O Curioso Caso de Benjamin Button

16 agosto 2012

E pra constar...

SORTE?

Pequenas e grandes coragens!



Resta esse constante esforço para caminhar dentro do labirinto, esseeterno levantar-se depois de cada queda, essa busca de equilíbrio no fio da navalha, essa terrível coragem diante do grande medo, e esse medo infantil de ter pequenas coragens.

Vinicius de Moraes )

Descanso pro complicado...


Que todo mundo tenha um amor quentinho. Descanso pro complicado do mundo. Surpresa pra rotina dos dias. A quem esperar. De quem sentir saudades. Um nome entre todos. O verso mais bonito. A música que não se esquece. O par pra toda dança. Por quem acordar. Com quem sonhar antes de dormir. Uma mão pra segurar, um ombro pra deitar, um abraço pra morar. Um tema pra toda história. Uma certeza pra toda dúvida. Janela acesa em noite escura. Cais onde aportar. Bonança, depois da tempestade. Uma vida costurar na sua, com o fio comprido do tempo.

Briza Mulatinho )

15 agosto 2012

E eu?


Por morar em um país que passou por um período gradativo de democratização, onde  após lutas e  conquistas históricas, o conceito passou a ter valor de lei e  já me parece ser entendido por uma parte da população, escuto, leio, vejo nas mídias sociais uma série de fatos que me fazem desacreditar do processo. Que atravancam a possibilidade da real democracia deslanchar.
            E eu? Idealista que sou hoje venho justamente envergonhada descrever o desmando de um grupo de pessoas que fazem que administram    um município e que provém de um emaranhado de partidos que se juntaram em prol do poder, sem ideologias, sem princípios, sem norte, sem quase nada, apenas um desejo desigual de se manter no PODER, trocam serviços públicos básicos e de direito da população por votos.
            Quem me conhece bem sabe, e pra quem não me conhece eu vou contar,  que desde sempre eu abomino estas condutas, digo, falo, reclamo e proclamo aos quatro cantos. Talvez  esta minha postura de cidadã é que  acaba incomodando  o poder estabelecido. E incomodando a tal ponto que constrangida venho relatar  o  fato que segue, e não é de  ouvir dizer, ACONTECEU  comigo, em pleno local de trabalho.  Depois de autorizada pela chefia imediata prestei uma entrevista para a Rede  Bela Aliança de  televisão   (RBA), com o objetivo de divulgar  a importância, necessidade  e o direito da educação para o  trânsito. A entrevista aconteceu, as crianças  foram também entrevistadas e a matéria ficou  pronta, os pais foram avisados para que pudessem prestigiar o trabalho de seus filhos. Imaginem qual foi minha surpresa e indignação  quando  no dia seguinte fui informada pela mesma chefa imediata, que o PREFEITO não permitirá que a entrevista vá  ao ar. Nem esta e nenhuma outra em período eleitoral, isso me foi muito bem frisado.  Ele próprio ligou para a emissora para fazer a proibição. Os demais detalhes sórdidos,  prefiro não descrever, mas indignada até a alma pergunto:  vivemos em um país democrático? Existe  liberdade de expressão? Uma profissional de educação  que cumpre as suas atribuições  merece ser tratada   assim? A Educação é realmente o caminho pelo qual mudaremos o mundo? Pode um Prefeito querer mandar nos meios de comunicação? Ele tem direito de calar a divulgação de um trabalho sério e bem intencionado como o que desempenhamos em nosso Centro de educação Infantil?  Por que? Eu posso aceitar isso calada?
         Vivo num lugar bom  de se viver, verdade que  não  se está  aproveitando todas as suas potencialidades, isso  é público e notório.  Que poderia desenvolver mais e com sustentabilidade, que poderia oferecer mais saúde, educação, qualidade de vida para todos. Mas o que realmente me entristece é que parece que alguns pessoas desta minha querida cidade se acostumaram, se é que isso é possível, com esta política,  que por alguns míseros benefícios, reverte-se em votos e eleitores fiéis e adeptos que não protestam ou mesmo  não se questionam sobre seus governantes e suas ações, isto é, se omitem dos direitos por quase nada. Alguns pelos “favores” outros por serem favorecidos.
         Enfim, não posso permanecer calada, não é assim que eu ensino e aprendi.  Em tese o ciclo político do Brasil cumpre seu papel democrático, mas  o grau de corrupção e elevado, existe a impunidade, existe abuso de poder, existem tantas coisas.... e vejo poucas das partes se movendo para mudar ou transformar  a situação.  Está na hora dos brasileiros se levantarem  em cada município deste país onde estas barbaridades acontecem e entenderem que o “poder da mudança” está nas mãos de cada um, pois são estas que controlam o sistema não o governo.

P.s a imagem utilizada não é  a única a representar minha indignação, mas para este fato e situação é a IDEAL!

Um suspiro

E o que dizer do tempo sem vir aqui...é um paradoxo gritante, pura falta de tempo.
Não que não se tenha assunto, o que falta é voz, literalmente.
Não que não estejam acontecendo pequenas injustiças em doses homeopáticas e cavalares.
Nem que não se tenha deliciosas alegria e realizações... da forma que vejo a vida, acordar é benção e motivo de alegria.
Poderia lhes dizer das análises  políticas e educacionais que tenho feito... Dos IDEBs e das Coligações, dos princípios e da falta deles...Que muito me assustam mas que ainda não me fazem desacreditar  por  completo.
Também das desavenças que por coincidência  estão acontecendo concomitante na vida de pessoas amigas, que imaginam que meus conselhos podem ajudar...
Tenho descrições de saudades grandes e desenfreadas, de dores emocionais difíceis de curar... Tenho a possibilidade de escrever monólogos, diálogos, teses.
Como percebe, assuntos estão pipocando por aqui, trabalho, organização estratégias e diferente de tudo que já me aconteceu também um atestado médico.
Enfim! As vezes a gente precisa se sentir provocada!

P.s Isto que nem contei do clima, que esquentou descontrolado totalmente fora de época e propósito, para minha alegria.

05 agosto 2012

Oh DEUS!

"Sinto agora mesmo o coração batendo desordenadamente dentro do peito.
É a reivindicação porque nas últimas frases andei pensando somente à tona de mim.
Então o fundo da existência se manifesta para banhar e apagar os traços do pensamento.
O mar apaga os traços das ondas na areia.
Oh Deus, como estou sendo feliz.

O que estraga a felicidade é o medo."


[Clarice Lispector, Água Viva]

28 julho 2012

Política!


Percebo que a POLÍTICA  na qual eu acredito  ainda não existe, mas um dia ela existirá!
Ponderar que por muitas vezes considero que  não nasci para este momento político, deverá haver um amadurecimento, o entendimento das reais funções de cada cargo a ser ocupado. Mas sou teimosa esperançosa e na expectativa de que mais pessoas analisem e pensem  e tomem decisões voltadas as políticas Públicas.
Nas eleições estaduais e  federais eu já me indigno e muito, mas nas municipais onde o meu vizinho escolhe o candidato por que este lhe auxilia na lida do gado, é inconcebível calar. Tá que o homem é bom, quiçá seria uma excelente pessoa para se chamar de  compadre, mas está com receio de não passar no teste  que mede seu grau de analfabetismo...
Nesta lógica só a graduação que faria diferença?  NÃO  EVIDENTE QUE NÃO! Ética seriedade, integridade, bom senso, são fatores a serem procurados nas pessoas que acreditamos serem dignas de receberem o nosso voto, mas um mínimo de entendimento as pessoas que vão legislar e executar as políticas públicas isso é imprescindível. Conhecer as funções, ler interpretar, entender, propor.... Enfim é muito difícil acertar  e por vezes a gente vota acha que escolheu bem e também se decepciona, mas escolher apenas pelo critério do coleguismo, do pagamento de favores ou até  mesmo sem critério algum....Não cabe no meu conceito de POLÍTICA.
Minha  interrogação  para todos aqueles que votam por receber favores pessoais, por  “ajudinhas”, porque tem cascalho na entrada da sua propriedade, por estarem bem classificados em editais públicos, por acharem que o emprego que lhes é de direito foi “concedido” por este ou aquele, por venderem para a prefeitura, por receberem  remédios na farmácia básica do posto de saúde...
Sou educadora de mais de vinte anos de caminhada e sei que Educação e Política estão intrinsecamente entrelaçadas, ou deveriam estar.
Lecionei a muitos de muitas idades e me pergunto Quando será que a educação vai conseguir  cumprir o seu papel e efetivamente ensinar a pensar. Fazer com que a maioria das pessoas compreendam  que como cidadãos temos direitos e deveres, que nós pagamos impostos e com a aplicação deste dinheiro temos  direito de  ter acesso a educação saúde, lazer, desenvolvimento, qualidade de vida. Que precisamos de representantes que tenham propostas reais e possíveis que tenham princípios e determinação para trabalhar, que possam melhorar a vida de todas as pessoas. Que nada que nos é “concedido” é favor  ou motivo de barganha para manter determinadas pessoas  no poder.
Existem os que não   têm compreensão para entender a dimensão do eu me proponho a discorrer, alguns  destes infelizmente ainda são ludibriados e levados a depositar seu voto como se ele fosse moeda de troca.  Não há nada que me faça repudiar mais um candidato, do que eu ter a certeza absoluta que ele lida com as pessoas  como massa de manobra, destes que brincam com a ignorância e com a boa fé do povo. Isso é coisa de gente no mínimo mal intencionada.
É exatamente desta busca desleal pela  conquista dos votos, por argumentos falhos, por coligações sem um pingo de ideologia, que escancaradamente demonstram um único e  aparente  objetivo, o PODER isso é o que chamo de politicagem.
Eu gosto muito de política, que tem projetos, que gera desenvolvimento com sustentabilidade, que transforma positivamente  os contextos locais e a vida das pessoas através de ações comunitárias e coletivas.
Posso parecer simplesmente uma sonhadora, mas ouso acreditar que muitas mais pessoas já pensam e se indignam como eu!


       
Eu gosto muito da Política que eu acredito!

19 julho 2012

Me entristece!

Quando vem de onde menos se espera, precisa ser registrado:


-Sempre que entro naquela sala, percebo gritantemente a diferença entre o que foi e o que esta sendo. A movimentação, a organização, o contato físico com as pessoas, a alegria, o companheirismo, em fim, hoje só tem um vazio e falta de comprometimento com as coisas, e acho que ainda o pior esta por vir.
já falei demais, mas tudo é simplesmente VERDADE."


Lamentável constatação!

15 julho 2012

Férias

Férias, sua queridona, AQUI  estou eu! 
Sabes que será apenas em um dos empregos, mas bem nesse que me permitirá DORMIR até as oito, nove ou mais!
Os demais tendem a bombar por conta das festas de julho. Onde aliás, a boneca aqui já está envolvida até o pescoço. (um dia ainda descubro de onde veio essa mania maluca de liderar, organizar e querer se meter em fazer tudo e mais um pouco ...)
Diferente de dezembro, o que me espera são baixíssimas temperaturas, um jantar especial, visitas prometidas desde o verão...
Pois, já tem lista de prioridades, almoços e cardápios definidos, filmes, navegações, encantamento para votos e taças de vinho, muita cama pra recarga nas baterias.
Calma senhora! São apenas quinze dias e o mundo tende a seguir mais uns tempos.




Sobre cativar!


13 julho 2012

Muito raramente não quer dizer nunca!


Muito raramente Ela se sente incomodada em ajudar, mesmo porque, quando isso acontece ela não ajuda.


Uma coisa é fato é a deixa chateadíssima é quando sente que a copiam, seja por admiração ou falta dela. Copiar gestos, atitudes, metodologias é falta de criatividade é mistura de inveja com qualquer coisa , é asco total.

Gosta de ajudar as pessoas de coração aberto, com leveza e dedicação. Ajudar lhe proporciona uma sensação muito boa e indescritível.
Hoje caiu na trama de ajudar quem nem merecia, mas ainda assim é melhor ajudar do que precisar ser ajudada!


10 julho 2012

tem!

Tem algumas coisas que são iguais a minha dor no calcanhar,
não passam, mas eu decidi não reclamar mais!

03 julho 2012

os dias

os dias... passam inevitavelmente sendo bem aproveitados, ou não.
Uns melhores que os outros, certo.


Uns.... sustentam os outros, GRAÇAS!

02 julho 2012

DEVAGAR


Viver devagar é que é bom, e entreviver-se, amando, desejando, sofrendo, avançando e recuando, tirando das coisas ao redor uma íntima compensação, recriando em si mesmo a reserva dos outros e vivendo em uníssono. Isso é que é viver, e viver afinal é questão de paciência.
— Fernando Sabino


P.S Devagar demais me cansa!

25 junho 2012

Conte comigo!

Eu adorei a ligação!
Confesso que não esperava.
Estarei lá na convenção de Sexta, nas casas e lugares defendendo a possibilidade de "melhorar a vida das pessoas através de  políticas públicas"
Eu acredito nos teus princípios, na tua motivação e no teu trabalho.
Conte com o meu apoio!
Vamos gastar a sola da bota!



E quando julho chegar...

Este medo  estranho das coisas que vão pro seu último dia nunca foi explicado, é assim e sempre acontece quando  como hoje um novo trabalho chegou ao fim. Mix de satisfação e saudade.  Neste semestre talvez ele esteja acentuado porque tudo foi ao extremo, nas entranhas a exaustão. Bem bom que o junho está findando, só eu sei o quanto ele foi profundo e o julho já traz a promessa de descanso, mais sono nas manhãs, mais filmes nas noites, embaixo das cobertas e até no cinema, com chás, umas taças de  vinho ou quentão duas jantas marcadas com amigas, enfim. Vontade de ficar em completo ócio, criativo ou não, dar folga pras idéias, descanso pra "caxola". 

22 junho 2012

Érico Veríssimo


É preciso respirar, tomar ar, esquecer por um instante o tumulto. Porque ela tem vontade às vezes de abraçar toda a gente, de ser boa para com todos […]. Um desejo de falar com todos, de perguntar coisas, muitas, muitas coisas, de fazer que os outros lhe contem, sem omitir um pontinho, todo o mistério da vida, todos os segredos das criaturas.

— (Érico Veríssimo)


vencer os dias!


Cada um de nós mereceria ao menos uma reportagem para homenagear nossos dons mais secretos, aqueles que acontecem bem longe dos holofotes. O dom de viver sem aplauso e sem platéia. O glorioso e secreto dom de vencer os dias.

— Martha Medeiros.

20 junho 2012

Excelentíssimo!

Prezado Senhor:
Independente do que penso do seu governo, também independe de algumas promessas que não vejo realizadas, parece que seu governo ainda não disse a que veio e aviso vai faltar tempo, mas  o que me faz  lhe escrever este, que possivelmente jamais envie, é registrar  que deveria haver maior sensibilidade e profissionalismo as pessoas no setor de cerimonial e convite da casa civil. O fato das pessoas  convidá-lo para eventos, quererem a sua presença, dar prioridade de escolha  de data, ser escolhida  a mais absurda em hora de igual extravagância, tudo bem, mas demorar quase dez dias para confirmar uma pré agenda. Simplesmente um absurdo. Deixar que faltem apenas 2 dias  para o dia "D" e nem conceder tempo a convites, protocolos e demais organizações...
Desculpe a falta de jeito  mas isso simplesmente é uma baita de uma falta de respeito  com as pessoas e hoje em especial estou transbordando de indignação. Nós o recebemos muito bem sempre que veio pra estas bandas pedir votos, aliás o acesso era bem mais fácil, nos trate  com igual respeito. Poderia  dizer a todos, ao  Coronel aos tenentes  e até a telefonista com os quais falei infinitas vezes  nas últimas semanas, que seria elegante da parte deles lhe apresentar compromissos com antecedência e dar as pessoas o direito de saber se você vem ou não vem pelo menos com uma semana antes.(Eu já prefiro que não) Um detalhe simples que melhoraria toda a logística e não faria as pessoas de bobas. Ah! E tem um Capitão que me disse que o coronel estava despachando com o senhor sobre o assunto num data que descobri que o Senhor nem estava em Santa Catarina. (Mentindo por sinal)
Sabe  senhor, obras, ações, grandes conquistas, fazem parte de uma boa administração, mas alguém que  viria a tratar os eventos desta forma não deveria ter como lema de campanha : VOU CUIDAR DAS PESSOAS! E mais, se nada  for possível realizar ou fazer, sempre lembraremos da forma que fomos tratados.
Sem mais e na incerteza de sermos atendidos na quinta-feira.

cordialmente,

19 junho 2012

tantas!

"Sinto conversas inteiras dentro de mim, abandonadas, sem uso!"

(Lawrence Durrel in: O quarteto de Alexandria - Balthazar. Ed. Ediouro: 2006, p. 188)

18 junho 2012

Por favor vá embora!

Chateação, por favor vá embora, você sabe que eu não gosto de te levar pra cama. Não gosto também quando você me espera de madrugadinha pra sair comigo. Hoje eu te vi desde cedo e nem pense que não percebi que ficou o tempo inteirinho me  olhando.
Vamos resolver as coisas, decidir hoje de uma vez por todas, encarar os fatos, entender que as pessoas não são como a gente (que bom) ou (que ruim). Tem vezes que você me acomete eu logo te olho, bem nos olhos e você sabe compreende e se manca, só te resta partir. Na maioria da vezes  é assim . Aqui não é lugar pra ti fazer morada!
Mas ah! Hoje tu me  vens acompanhada   de gente "falsona" que ri com o peão, bate nas costas, faz de conta que se identifica  e na primeira oportunidade  mostra a cara. Cara de gente desprezível, daquelas que como tu eu não quero por perto!

Te some!

P.s Se insistir, já sabe, durmo a noite inteirinha e  amanhã de manhã bem cedo eu chuto o balde!

Metade! Oswaldo Montenegro



Escolha se em verso ou música!

17 junho 2012

Deixa

Eu ia te falar uma coisa, mas hoje não  dá,deixa pra lá.
Hoje bate a  impressão que nenhuma palavra conseguirá externalizar exatamente o que se precisa dizer.
Vou sentar num canto e esperar que esta situação de A... se dissipe.
Quem sabe, seja possível compreender ... nos detalhes  onde transpareço.

Engelberg.


Não se preocupa. As coisas são assim mesmo, uma hora dá certo e a outra não. Mas do nada a felicidade chega e você até esquece que já deu errado um dia, é só ter paciência e fé.
                                       — Engelberg.

Martha Medeiros


           Parece absurdo que alguém possa sofrer num dia de céu azul, na beira do mar, numa festa, num bar. Parece exagero dizer que alguém que leve uma pancada na cabeça sofrerá menos do que alguém que for demitido. Onde está o hematoma causado pelo desemprego, onde está a cicatriz da fome, onde está o gesso imobilizando a dor de um preconceito? Custamos a respeitar as dores invisíveis, para as quais não existem prontos-socorros. Não adianta assoprar que não passa. Tenho um respeito tremendo por quem sofre em silêncio, principalmente pelos que sofrem por amor.
Martha Medeiros!

16 junho 2012

É só isso!

Eu te dedico!

Enquanto se vive  sempre se aprende,  cada fato, pessoa ou situação, momento histórico, independente do quanto isso é clichê ( de nada me importa) sempre aparecem na vida da gente por algum motivo. Aos inteligentes é dada a grandeza do aprendizado. Assim eu sigo a vida, aprendendo a cada dia.
E quando  como agora sou acometida por esta sensação que me inunda, me sinto grata e reafirmo, nem as maiores "loucuras vividas" foram em vão. Absolutamente todas tem razão e porque.
Amigos? Conseguimos conviver, escolher alguns pra nós, os familiares aprendemos amar, outros admiramos de paixão e se tornam inspiradores, mas as pessoas comuns,  sem laços de sangue,aquelas que adentram a vida da gente nesta ou naquela estação, estas sim, são as que de fato temos o poder de escolher.

Eu tenho  oferecido  a minha amizade a pessoas da mais alta qualidade, seleciono uma a uma criteriosamente. Algumas faz tempo, muito tempo, com uma delas  a "sênior",  cultivamos a 18 anos, parece até um casamento, convívio diário. Outras nem tanto, mas  com igual intensidade. O bom da coisa é que sempre está chegando mais gente. o mundo ainda ta cheio de gente boa, com caráter, com palavra, com dignidade, de gente gente,idealista  com suas dores e agruras, destas características nunca abro mão na seleção.
As vezes elas nascem amizades, em outras amadurecem e se transformam em.
Tenho amigos de todos os tipos, decididos e outros nem tanto, tenho amigos que como eu erram, se  arrependem, lamentam, sofrem, são humanos, sorriem, acreditam, lutam  incansavelmente e o que os une e é extremamente forte  é a reciprocidade.

A amizade que tenho aqui? Não sei bem como são  aquelas que tu conheces, a qual ponto possas contar na alegria e na tristeza, mas  a minha, a minha  é verdadeira é profunda é irrestrita.

Pelo meus amigos faço loucuras  e jamais permito que eles sofram sozinhos.
Eu te dedico, e o simples fato de ter sido escolhido, já é sinal do teu valor!

14 junho 2012

Eu sei.
Compreendo, conheço, já entendi como é.
É que as vezes eu crio realmente mais e expectativas do que deveria e elas  tomam conta de mim e ainda fazem com que eu esqueça de alguns detalhes e "empecilhos", enfim.
Eu não gosto quando é assim!

12 junho 2012

Ben 10

E seria repetitivo falar das urgências, das faltas de tempo, dos tempos lotados, mas não é bem isso que vem ao caso, o fato é que o chá ta fumegando na caneca,a casa ta absolutamente silenciosa,  o frio deu uma trégua, e a água do banho já escorreu pelo ralo. Eu já trajo pijamas, peluciados e macios já retirei a "blusa do ben 10"que o Gui observou, aliás que ele observa  a tudo que é verde ou da família de,   portanto estou no sofá sem nenhum dos poderes que ela me concede. Fico refletindo  que as minhas crianças são sim uma espécie de "espinafre, criptonita" ou qualquer destes energizantes, por tamanha alegria e disposição que me transmitem a cada manhã quando salto pro mundo e nos encontramos, isso se deve sim ao amor que eu tenho, e que eu sei que eles também tem.
É deste amor, que me ocorre falar hoje, contrapondo a mídia o comércio as convenções  sociais, danem-se
Hoje eu só quero registrar que sou apaixonada pela vida e grata, muito grata por todos os meus amores!

Simples!

"Não ache que você consegue me entender com meia hora de prosa.
Sou tal qual moringa d’água.
Simples à primeira vista, como uma boa cerâmica,
mas quem me vê assim, só querendo matar a sede, só de
passagem, não faz idéia da trajetória do meu barro,
nem das tantas vezes que desejei mudar o meu destino."

Solange Maia

06 junho 2012

Teatro Mágico

‎''Todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser, todo verbo é livre para ser direto ou indireto.
Nenhum predicado será prejudicado, nem tampouco a frase, nem a crase, nem a vírgula e ponto final!
Afinal, a má gramática da vida nos põe entre pausas, entre vírgulas, e estar entre vírgulas pode ser aposto, e eu aposto o oposto:
Que vou cativar a todos sendo apenas um sujeito simples.''
(Teatro Mágico)


Total de visualizações de página

Só o pó!